3 CONCEITOS IMPORTANTES PARA UM PROJETO SUSTENTÁVEL

Pensar na sustentabilidade em projetos de construção civil é uma das preocupações para quem investe nessa área. Existem várias formas de ajudar a reduzir o impacto ambiental, sem sair perdendo dinheiro com isso.

O mercado de construção sustentável no Brasil conta com dois sistemas de avaliação: o LEED e o AQUA-HQE. Esses sistemas priorizam 8 critérios para que uma construção seja considerada sustentável.

Quando comparada com a construção civil tradicional, as estruturas pré-fabricadas são consideradas como uma boa opção para quem se preocupa com questões ambientais.

Ufa!

Desse modo, podemos destacar que as estruturas pré fabricadas englobam alguns desses critérios para ocnstruções sustentáveis.

Confira 3 conceitos sustentáveis para pré-fabricados:

1 – Canteiro racional: visa criar soluções que minimizem ou reduzam os resíduos produzidos pelas obras. Questões como a redução do consumo de recursos de geração de poeira, o que consequentemente reduz o impacto ambiental e entram nesse pacote. Levando em consideração que as estruturas pré-fabricadas são feitas previamente: evita-se o desperdício de material e a geração de resíduos. As obras que são realizadas com pré-fabricados acabam se tornando mais sustentáveis.

2 – Gestão de resíduos: as fábricas que são responsáveis pela produção dessas peças e estruturas pré-fabricadas fazem a destinação correta dos resíduos que envolvem a produção. Dessa forma, a gestão dos resíduos produzidos é sustentável por não produzir tanto lixo, nem gerar desperdício excessivo de material.

3 – Gestão de água: ainda relacionado ao fato de ser pré-fabricada pela indústria, a utilização da água tanto para a produção das estruturas como para a gestão no canteiro, é reduzida.

Com isso, as estruturas pré-fabricadas se comportam como opções viáveis para quem deseja investir em construção civil. Sem deixar de lado a preocupação ambiental. Ou seja, é possível realizar uma obra com um baixo custo mas que seja um projeto de arquitetura sustentável.

Posts relacionados
Receba gratuitamente os nossos conteúdos
Abrir bate-papo
Converse conosco pelo Whatsapp!