Grafeno no Concreto: Uma Solução Inovadora e Sustentável

Você já ouviu falar do grafeno? Esse material, formado por uma camada finíssima de átomos de carbono, é considerado o mais forte já encontrado, sendo 200 vezes mais resistente que o aço. Além disso, ele tem propriedades incríveis, como alta flexibilidade, condutividade e leveza.

O grafeno pode ser usado como um aditivo no concreto, melhorando suas características mecânicas, térmicas e elétricas. O concreto com grafeno pode ser mais resistente, durável, impermeável e até mesmo autolimpante. Além disso, ele pode reduzir o consumo de cimento, água e energia na produção, tornando o concreto mais sustentável e ecológico.

Mas como produzir e aplicar o grafeno no concreto de forma eficiente e econômica? É aí que entra a Gerdau Graphene, uma empresa da Gerdau que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de produtos com a aplicação de grafeno nas Américas. A empresa nasceu em 2021, com o objetivo de ser uma referência na produção de grafeno em escala comercial e em colaboração com múltiplos ecossistemas. A empresa faz parte da Gerdau Next, uma divisão de novos negócios da Gerdau que busca diversificar os segmentos de atuação do grupo.

A Gerdau Graphene lançou recentemente a sua Adição Mineral G2A-4K, uma solução que potencializa o desempenho e a sustentabilidade em concretos e argamassas. A G2A-4K é processada com a exclusiva tecnologia G2A, que consiste em um processo de dispersão de nanopartículas de grafeno na matriz cimentícia. A G2A-4K é recomendada para substituir parte do cimento na composição do concreto, pois reduz o consumo total de cimento, sem comprometer a performance do produto final. A G2A-4K também aumenta a resistência à compressão, à tração e à abrasão do concreto, além de melhorar a sua trabalhabilidade e durabilidade.

Se você quer saber mais sobre o grafeno, suas propriedades, aplicações e benefícios para o concreto, nós temos uma dica imperdível para você: ouça o episódio do Podcast PreCast com o Tarcizo Cruz, que é pesquisador da Gerdau Graphene e trabalha com o desenvolvimento de nanomateriais para aplicação em compósitos cimentícios. Nessa conversa, ele falou sobre o grafeno, suas propriedades, aplicações e benefícios para o concreto. Ele também explicou como a Gerdau Graphene está inovando nesse segmento e quais são os desafios e as oportunidades para o futuro.

O Podcast PreCast é um podcast da Plannix Software que aborda temas relacionados à solução para pré-fabricados. O podcast traz entrevistas com especialistas, cases de sucesso, dicas e novidades sobre o mercado de pré-fabricados. Você pode assistir nosso podcast no Youtube ou Spotify.

PreCast #003 – Tarcizo Cruz – Gerdau Graphene

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha te inspirado a conhecer mais sobre o grafeno. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe aqui embaixo. E não se esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos e colegas de empresa. Até a próxima!

Posts relacionados
Receba gratuitamente os nossos conteúdos
Abrir bate-papo
Converse conosco pelo Whatsapp!