Como eliminar bolhas no concreto? Saiba mais!

4 dicas para evitar bolhas no concreto

Além de serem um incômodo estético, as bolhas no concreto das estruturas pré-fabricadas representam outros prejuízos. As bolhas, principalmente as de diâmetros maiores, podem favorecer a penetração de umidade e a entrada de agentes agressivos para o interior do concreto, prejudicando a durabilidade e a resistência das estruturas.

Como os ajustes e correções depois da produção são trabalhosos, onerosos e visíveis, é melhor prevenir do que remediar. Vale lembrar que vários itens influenciam no aparecimento das bolhas no concreto. 

Abaixo, confira em 4 dicas como é possível prevenir a produção de peças com excesso de bolhas, evitando a formação das mesmas e facilitando sua eliminação.    

Atenção às formas. Antes de cada forma ser usada, os resíduos de concretagem acumulados no uso anterior devem ser removidos. Em suma, as formas devem ser limpas, secas, uniformes e terem uma superfície lisa. Isso favorece o deslize da bolha até a superfície para liberar o ar e evita que as impurezas aderidas à superfície das formas contaminem o desmonte e produzam manchas no concreto. 

Atenção à maneira de aplicar o desmoldante. O desmoldante deve ser aplicado logo antes de cada uso. Após a aplicação, a superfície deve ser protegida contra respingos de água. A aplicação de desmoldante deve ser feita de maneira uniforme e regular, sem falhas ou excessos.

Atenção à escolha do tipo de desmoldante. Desmoldantes à base de óleos minerais devem ser evitados, já que favorecem o surgimento de bolhas. Por outro lado, desmoldantes à base de óleos vegetais, ácidos graxos biodegradáveis e silicone apresentam menos bolhas.  

Transporte e lançamento do concreto. O transporte do concreto até o local da concretagem deve ocorrer o mais rápido possível. Deve-se manter a homogeneidade do concreto e evitar a segregação dos materiais. O concreto deve ser lançado logo após a mistura, não devendo ultrapassar intervalo maior que uma hora. O lançamento do concreto deve ser feito a uma altura adequada, sendo que o mesmo deve ser bem distribuído ao longo do molde. 

Enfim, essas são algumas dicas que ajudam a evitar o excesso de bolhas no concreto. Quer se aprofundar no assunto? Clique no link abaixo e faça download do e-book “Bolhas no Concreto”:

http://plannix-com-br.umbler.net/wp-content/uploads/2021/08/Bolhas-no-Concreto-E-book-Tecnico-Plannix-03.pdf

Em breve, traremos mais dicas sobre esse assunto. Aguarde!

Posts relacionados
Receba gratuitamente os nossos conteúdos
Abrir bate-papo
Converse conosco pelo Whatsapp!