COMO FUNCIONA A MONTAGEM DO PRÉ-FABRICADO?

Para que a construção seja realizada com sucesso, é preciso de uma série de cuidados no momento da montagem do pré-fabricado!

 

     Antes de tudo… planejamento!

  
O primeiro passo é planejar a montagem. É necessário prever o máximo de fatores que poderão influenciar o processo da montagem do pré-fabricado. Essa etapa previne situações que possam afetar a segurança dos envolvidos, a integridade da estrutura e o cronograma. Fique atento!

O ideal é elaborar um Plano de Montagem para maior eficiência. Todas as etapas da montagem devem estar especificadas nesse plano. Desde aspectos contratuais até locais de armazenamento de peças no canteiro. Na fase do planejamento, é importante levar em consideração a segurança da montagem.

É aquele negócio: segurança em primeiro lugar.

    A fundação

Depois do planejamento, é o momento de fazer a fundação da estrutura. Deve ser feita a demarcação dos pontos de locação das fundações. Verificar, também, o tipo de fundação a ser utilizada.

    Sequência de montagem e descarregamento

A sequência de montagem correta é a chave para o sucesso da montagem final do pré-fabricado. Deve-se levar em conta as formas de construção e a localização das paredes para a estabilidade.

Os pré-fabricados devem ser manuseados em posições que o deixem firmes. Antes do descarregamento, as peças DEVEM estar alçadas e protegidas para manter a integridade delas.

 

    Controle de qualidade

Antes da montagem em si é preciso inspecionar as peças para checar se elas estão em condições adequadas para a montagem.

Os principais pontos que devem ser checados são:
Dimensões geométricas;
Qualidade da fôrma;
Vibração do concreto;
Efeitos da protensão na peça (se for o caso);
Se existem fissuras ou algum dano após a concretagem;
Verificação dos blocos de apoio e equipamentos.

    Montagem

Cada tipo de montagem irá demandar um tipo de cuidado.

Os pilares devem ser colocados no bloco de fundação, de modo que ele fique alinhado e chumbado. Os níveis das bases dos pilares devem ser conferidos antes da sua colocação.

As vigas são montadas SEMPRE sobre aparelhos de apoio. Não é possível a colocação de dois aparelhos de apoio sobrepostos. A viga deve ser posicionada de modo que as folgas sejam distribuídas igualmente nas extremidades. As lajes também devem ser posicionadas corretamente e niveladas.

Para os painéis, é preciso que vigas e pilares estejam corretamente fixados e equipamentos liberados. Para montagem das telhas, toda a estrutura precisa estar corretamente feita e, após checagem das condições, é possível fazer a montagem. Por fim, na montagem das escadas é preciso verificar vigas e pilares, alinhar as escadas com elas e os dois patamares das escadas devem estar nivelados após sua colocação. Elas devem colocadas antes da cobertura.

Posts relacionados
Receba gratuitamente os nossos conteúdos
Abrir bate-papo
Converse conosco pelo Whatsapp!