Minha amiga tecnologia?

Por: Carlos Felipe

A revolução digital pela qual o mundo está passando trouxe inúmeros benefícios para as empresas, porém será que todas estão preparadas para absorve-la?

Todos os anos dezenas de sistemas de gestão, controle e administração são criados no mundo para facilitar o trabalho e os processos internos nas empresas. Novas tecnologias são desenvolvidas para auxiliar a interação com máquinas e equipamentos, controlar processos, otimizar a produção e até mesmo através da utilização da inteligência artificial “pensar” pelo usuário.

Apesar de todas estas ferramentas e das facilidades que as mesmas trazem para as empresas, porque algumas conseguem implantar e outras não?

Só temos uma resposta para esta pergunta: as pessoas

É notório que todo processo de mudança, desde uma organização física de uma sala até a  implementação de um novo produto, passa por mudanças de papéis, cargos, procedimentos, normas etc, porém é inegável que todas afetam uma frase já bastante conhecida chamada “zona de conforto”.

É natural de todo e qualquer animal, incluindo nós seres humanos, gastarmos o mínimo de energia necessária para realizarmos qualquer tipo de trabalho ou movimento, assim sendo manter-se no estado atual é muito mais cômodo e confortável.

Então porque mudar, porque implantarmos sistemas ou equipamentos novos?

Mais um vez a resposta é simples: para que possamos a cada dia melhorarmos a produtividade da nossa empresa, diminuirmos as perdas, aumentarmos os lucros.

Então o que é importante para se ter sucesso na implantação de novas tecnologias?

Primeiramente é necessário cautela, análise do produto, boas referências antes de qualquer contratação, feito isto é imprescindível que os gestores possam alinhar suas expectativas e necessidades com toda a equipe, traçarem um bom plano de implantação e se manterem decididos e focados na implantação destas novas tecnologias, para que as dificuldades não atrasem ou mesmo entravem o processo.

Buscar sempre o alinhamento com o fornecedor sobre o caminho que está sendo seguido, se os processos estão de acordo e se a implementação está seguindo seu fluxo normal

Ainda que seja em último recurso a substituição de funções e colaboradores se faz necessária, pois como a empresa está mudando procedimentos e processos nem sempre todos terão a mesma aderência a estas mudanças,ou seja, nem todos conseguem se deslocar facilmente da sua zona de conforto.

Auditar ao final do processo se tudo foi implantado conforme combinado e planejado

O mercado a cada dia separa as empresas que estão preparadas para avançar nesta era tecnológica, e é impossível reverter este processo, se atualizar e buscar oque existe de melhor é papel constante de qualquer empresário ou gestor.

Posts relacionados
Receba gratuitamente os nossos conteúdos
Abrir bate-papo
Converse conosco pelo Whatsapp!