Com a modernização da construção civil e a busca incansável pela redução de custos, rapidez e sustentabilidade é indiscutível que estruturas pré-fabricadas ou pré-moldadas vão de encontro a estas premissas, sendo crescente sua aplicação em vários tipos de obras.
Apesar de serem expressões similares, comumente utilizadas como sinônimos, estruturas pré-fabricadas e pré-moldadas têm significados distintos; e se diferem basicamente pelo processo produtivo. Ambos os sistemas apresentam uma série de vantagens que podem agregar benefícios as obras. A NBR9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado fornece as definições e especificações para estes tipos de estrutura.
Conhecendo a diferença entre o pré-fabricado e o pré-moldado:
Conforme a NBR9062, elemento pré-moldado é o “elemento moldado previamente e fora do local de utilização definitiva na estrutura”. As exigências de controle de qualidade e produção deste tipo de estrutura é menos rigoroso que o pré-fabricado.
Entretanto são significa que tem qualidade inferior. Geralmente a instalação para produção de estruturas pré-moldadas é feita dentro do próprio canteiro da obra, ou próxima do local de instalação definitiva da estrutura. Atenção especial deve ser dada ao impacto ambiental, destinação de resíduos e atendimento à legislação.
As características e sofisticação destas instalações dependem do tipo de produção, prazos e produtividade que se quer alcançar. Este tipo de produção não necessita de transporte e não há incidência de impostos de produção industrial e de circulação de mercadorias.
Elemento pré-fabricado de acordo com a NBR9062, é o “elemento pré-moldado executado industrialmente em instalações permanentes de empresa destinada a este fim”. Neste caso a produção é realizada de forma industrial, garantindo assim, melhores condições de fabricação e controle de qualidade mais rigoroso, normalmente abrangendo todas etapas da fabricação.
A norma fornece também requisitos mínimos a serem atendidos pelos pré-fabricados, tais como: mão de obra treinada e especializada, laboratório próprio para ensaios de recebimento e controle, uso de máquinas e equipamentos industriais, identificação individualizada e inspeção registrada dos elementos fabricados.
A utilização de um ou outro sistema dependem das características de cada obra, da localização e recursos disponíveis. Podendo inclusive serem utilizados em conjunto na mesma obra. Um planejamento bem feito e estudo da obra podem definir o melhor sistema para cada caso.
Conheça algumas vantagens das estruturas pré-fabricadas ou pré-moldadas:
As inúmeras vantagens da utilização do concreto pré-moldado fazem deste sistema uma excelente alternativa e são responsáveis pelo seu crescimento e difusão. O aspecto econômico, rapidez de execução e sustentabilidade são os maiores atrativos. Conheça agora alguns outros benefícios:
- Menor tempo de retorno do investimento;
- Melhor controle de custo;
- Redução ou até eliminação de alguns custos indiretos;
- Rapidez na execução da obra;
- Otimização e confiabilidade no cumprimento do cronograma;
- Maior qualidade na gestão do projeto;
- Garantia de qualidade e rastreabilidade;
- Maior qualidade e durabilidade do concreto;
- Ótimo resultado estético;
- Diminuição do desperdício e geração de entulho;
- Sustentabilidade, canteiro de obra mais limpo, organizado e com menor impacto ambiental;
- Menor estrutura administrativa, de acompanhamento e controle;
- Redução de mão-de-obra e ociosidade;
- Flexibilidade nos projetos;
- Integração a outros sistemas construtivos;
- Previsão e possibilidade de ampliação futura da estrutura;
- Possibilidade de desmontagem e aproveitamento da estrutura;
- Baixo custo de manutenção;
- Segurança e melhor desempenho da estrutura;
- Estrutura menos suscetível a variações climáticas;
- Vãos livres maiores;
- Redução no custo de seguros;
- Maior resistência o fogo;
- Apesar de bastante racional a utilização de estruturas pré-moldadas pode apresentar algumas desvantagens, podemos citar:
- Investimento inicial maior;
- Definição prévia de projetos complementares;
- Necessidade de planejamento e compatibilização de projetos;
- Necessidade de mão de obra qualificada;
- Acesso e logística para obra.
Os sistemas construtivos industrializados representam uma evolução na construção civil, possibilitando incrementar a produtividade, aprimorar o controle, qualidade e desempenho, proporcionando agilidade às obras com maior sustentabilidade. O desenvolvimento e evolução desta tecnologia, garante versatilidade para os profissionais de projeto no desenvolvimento de excelentes soluções técnicas, estéticas e funcionais.