Na construção civil, adensamento diz respeito ao ato de movimentar o concreto por meio de vibrador ou varas de ferro, fazendo-o ocupar todo o espaço das formas e aderir bem às varas metálicas.
No post de hoje, vamos focar no adensamento do concreto por meio de vibração. Para que esse processo ocorra da melhor forma, ou seja, minimizando a ocorrência de bolhas no concreto, é preciso observar alguns itens.
Conforme prometemos no penúltimo post, seguem mais dicas de como evitar bolhas no concreto. Confira!
- Escolha bem o vibrador que será utilizado. Ele deve ter diâmetro compatível com as dimensões das peças a serem concretadas.
- Escolha a frequência do vibrador de acordo com o concreto. Se o concreto a ser adensado possui maior teor de argamassa com partículas finas, opte pelo vibrador de alta frequência. Se a mistura for seca e grossa, o melhor é utilizar o vibrador com maior amplitude e frequência reduzida, sempre com cuidado para evitar a segregação.
- Evite encostar a agulha do vibrador na forma. Quando isso acontece há prejuízos: desgaste, mistura do desmoldante ao concreto, manchas superficiais e as temidas bolhas na superfície da peça.
- Utilize dois vibradores de imersão. Enquanto um acompanha a descarga e espalhamento do concreto na forma, o outro trabalha mais lenta e cuidadosamente com a finalidade de retirar as bolhas de ar.
Quer saber mais sobre como evitar bolhas no concreto e fazer um adensamento de sucesso? Faça download do nosso e-book Bolhas no Concreto clicando no link abaixo!
http://plannix-com-br.umbler.net/wp-content/uploads/2021/08/Bolhas-no-Concreto-E-book-Tecnico-Plannix-03.pdf